20 de maio de 2010

Respostas às questões abaixo apresentadas

1- Para nós, anorexia é uma doença em que as pessoas têm a mania que estão muito gordas quando estão super magras e fazem tudo para ficarem mais magras, desde dietas a forçarem o vómito.
Nós temos uma vaga ideia do que seja bulimia mas achamos que é quando as pessoas comem em exagero e de seguida tenta vomitar através de medicamentos com a finalidade de não ganhar peso.

2.1-Os meios de comunicação têm uma grande culpa pois transmitem ideias erradas sobre as pessoas e sobre uma beleza irreal e por isso muitas mulheres querem ser como as da televisão e fazem tudo para ficarem magras e só se queixam do seu próprio corpo quando muitas vezes não têm defeitos.

2.2- Não, a moda não dita a beleza real, só dita uma beleza irreal. Muitas vezes as mulheres fazem sacrificios para ficarem magras tal como as da televisão e para isso deixam de comer, vomitam, e fazem dietas e mais dietas para que isso aconteça. Mas por vezes, as pessoas magras têm mais problemas do que as pessoas com mais peso.

Perguntas sobre o texto abaixo apresentado

Os media (tv, revistas, jornais, etc.) visam condicionar o pensamento de pessoas de todos os extractos sociais e faixas etárias.


Têm como objectivo ditar os nossos hábitos e costumes, as novas tendências da moda, o nosso conceito de beleza e de estética. Enfim, pretendem mandar nos nossos pensamentos.


1 – Refere sucintamente o que entendes por anorexia e bulimia?

2 – Atreve-te a responder às questões:

2.1 – “ – Que responsabilidade têm os meios de comunicação, as agências de modelos e as industrias de produtos de beleza ao valorizarem a magreza, a beleza fora do comum… ?” Cury (2005:90)

2.2 – A moda dita a beleza? Que tipo de beleza? A que custo? Com que sacrifícios?

Os media e o modo de pensar das pessoas

Os media (tv, revistas, jornais, etc.) visam condicionar o pensamento de pessoas de todos os extractos sociais e faixas etárias.
Têm como objectivo ditar os nossos hábitos e costumes, as novas tendências da moda, o nosso conceito de beleza e de estética. Enfim, pretendem mandar nos nossos pensamentos.

Analisa cada uma das frases.
“… a tortura socialmente aceite dos jovens modelos, a tirania dos desfiles, o massacre da auto-imagem das adolescentes e das mulheres, a mensagem sublimar da publicidade que usa o estereótipo da beleza…” Cury (2005:180)

“As Barbies transmitiam feminilidade e simultaneamente vendiam um estereótipo de beleza irreal que entrava no inconsciente colectivo das crianças e contrastava com a imagem real que possuíam. Assim, inúmeras crianças que tinham características próprias de beleza começavam subtilmente a achar-se feias e a apontar defeitos no seu próprio corpo.
Numa sociedade que desenvolve uma necessidade psicótica de magreza, a obesidade converteu-se num símbolo dos defeitos.” Cury (2005:78)

“… a televisão fora responsável pela mudança dos hábitos alimentares e dos comportamentos das mulheres das ilhas Fiji, no Pacífico, decorridos os três primeiros anos após a introdução da mesma neste local, ou seja, a partir de 1995. Vários investigadores detectaram que, a partir do momento em que a televisão passou a exibir no seu ecrã mulheres magras e com uma beleza fora do comum, as nativas das ilhas Fiji começaram a fazer dieta e a apresentar distúrbios alimentares, como, por exemplo, a anorexia e a bulimia, que antes eram praticamente inexistentes nestas ilhas.” Cury (2005:79)

22 de abril de 2010

Comentário acerca do texto do álcool

Este tipo de situações deve de ser evitadas ao máximo!
Nós sabemos que hoje em dia os adolescentes não têm cuidado nenhum com a bebida que ingerem mas a população tem de começar a fazer campanhas de sensibilização para que tal situação não aconteça nunca mais.
Pois ao prejudicarem a sua própria vida, ao mesmo tempo estão a prejudicar a vida dos outros!
Esperemos que este tipo de situações sejam cada vez menos comuns pois as vidas dessas pessoas estão em risco …

Stop Álcool



Fui à festa, mãe.
Fui à festa, e lembrei-me do que me disseste:
Pediste-me que eu não bebesse álcool, mãe... Então, bebi uma 'Sprite'. Senti orgulho de mim, exactamente o modo como me disseste que eu me sentiria. E que não deveria beber e de seguida conduzir.
Ao contrário do que alguns amigos me disseram. Fiz uma escolha saudável, e o teu conselho foi correcto.
Quando a festa finalmente acabou e o pessoal começou a conduzir sem condições, fui para o meu carro, na certeza de que iria para casa em paz...
Eu nunca poderia esperar... Agora estou deitada na rua e ouvi o policia dizer: 'O rapaz que causou este acidente estava bêbado'. Mãe, a voz parecia tão distante... O meu sangue está por todo o lado e eu estou a tentar com todas as minhas forças não chorar...
Posso ouvir os paramédicos dizerem: 'A rapariga vai morrer'...Tenho a certeza de que o rapaz não tinha a menor ideia, enquanto ele estava a toda velocidade. Afinal, ele decidiu beber e conduzir! E agora eu tenho que morrer.
Então... Porque é que as pessoas fazem isso, mãe? Sabendo que isto vai arruinar vidas?
A dor está a cortar-me como uma centena de facas afiadas.
Diz à minha irmã para não ficar assustada, mãe, diz ao pai que ele tem que ser forte.
Quando eu partir, escreva 'Menina do Pai' na minha sepultura...
Alguém deveria ter dito àquele rapaz que é errado beber e conduzir. Talvez, se os pais dele o tivessem avisado, eu ainda estivesse viva...
A minha respiração está a ficar mais fraca mãe, e estou a ficar realmente com medo. Estes são os meus momentos finais e sinto-me tão desesperada... Gostaria que tu pudesses abraçar-me mãe, enquanto estou aqui esticada a morrer, gostaria de poder dizer que te amo mãe...
Então... Amo-te
Adeus...'

Estas palavras foram escritas por um repórter que presenciou o acidente. A jovem, enquanto agonizava, ia dizendo as palavras e o jornalista ia anotando...
Muito chocado. Este jornalista iniciou uma campanha.

25 de março de 2010

Animais em Vias de Extinção: Panda Gigante



Nome popular: Panda Gigante
Nome Científico: Ailuropoda melanoleuca
Distribuição geográfica: Sul da China e Tibete.
Habitat natural: Florestas de bambu da região montanhosa da China, em altitudes de 1500 até 3000 metros.
Hábitos alimentares: Alimentam-se quase exclusivamente de folhas tenras e brotos de bambu.
Tamanho: até 1,50 m.
Peso: até 160 kg.
Período de gestação: 7 a 9 meses.
Os pandas fêmeas dão à luz uma vez por ano. Na maioria das vezes, nascem apenas duas crias. Esta é uma das razões pelas quais os pandas se encontram em vias de extinção.
Tempo médio de vida: A média de vida dos Pandas é de 10 a 15 anos no seu habitat selvagem e até 30 anos em cativeiro.
Estado de conservação da espécie: A devastação das florestas asiáticas, a lenta reprodução do bambu (base alimentar do Panda), o excesso de burocracia, ineficiência e a caça voraz colocaram o panda sob sério risco de extinção. Dificultando ainda mais a preservação da espécie, a sua capacidade de procriar é mínima.
Na verdade, pensa-se que já só existam cerca de 600 a 1000 pandas gigantes no mundo.
Os pandas gigantes vivem nas encostas das montanhas da China Ocidental e do leste do Tibete. Passam o dia a descansar, a comer e a procurar alimento.

25 de fevereiro de 2010

A nossa Reflexão sobre o Terceiro Axioma ...

Na nossa opinião, a população devia diminuir o tráfico de animais, pois muitos já estão extintos ou quase extintos e muitos deles podiam servir para tratamentos médicos como curas a muitas doenças. Hoje em dia não existe consciência de que a degradação das florestas pode ter impactos ambientais graves, incluindo a biodiversidade, pois, apesar de nas escolas hoje em dia já ensinarem isso às crianças, os adultos ainda não têm essa consciência. Cada vez a população é mais irresponsável e não tem escrúpulos e inteligência suficiente para perceber que se não pararem de destruir florestas, qualquer dia não conseguiremos sobreviver, pois precisamos de madeira, papel e principalmente de Ar Puro! Sem Ar puro não conseguimos sobreviver!
Algumas soluções para contrariar esta situação são:
- Evitar a desflorestação;
- Evitar o tráfico de animais;
- Utilizar mais Recursos Renováveis.


Terceiro Axioma proposto por Richard Heinberg




Para ser sustentável, o uso dos recursos renováveis deve seguir uma taxa que deverá ser inferior ou igual à taxa de reposição.

Discussão: Os recursos renováveis são esgotáveis. As florestas podem ser sobre-exploradas, o que resulta em paisagens estéreis e escassez de madeira (como aconteceu em muitas zonas da Europa nos últimos séculos), e os peixes podem ser sobre-capturados, o que resulta na extinção, ou quase extinção, de muitas espécies (como está a acontecer nos dias de hoje a nível global).

http://resistir.info/energia/5_axiomas.html#notas

11 de fevereiro de 2010

A minha reflexão ...

Eu acho que o Crescimento Populacional e o Crescimento das taxas de consumo dos recursos do planeta não será Sustentável por muitos mais anos porque do modo que a população tem vindo a aumentar os recursos do planeta irão acabar em pouco tempo. Não sei se o nosso planeta conseguirá comportar de forma sustentada, a taxa de crescimento actual mas provavelmente não.
Para contrariar esta situação terá de haver, por parte de todos os países um controle da taxa de natalidade, evitar o desperdicio de recursos naturais recorrendo e desenvolvendo as energias alternativas e tomar medidas para reduzir os vários tipos de poluição.

Feito por: Daniela


Eu acho que ao fim de muitos anos o mundo não será sustentável e que os resíduos irão aumentar.
O nosso mundo ao fim de muitos anos vai ter pelo menos cerca 100 habitantes por um metro quadrado e assim não nos iremos conseguir mexer.
Por isso eu acho que devemos criar um método para que o mundo de aqui a uns anos seja sustentável .
Para contrariarmos esta situação acho que devemos utilizar o método que se utilizava na china que tinha por meio, cada família ter um só filho e o segundo não poderia ir a escola ter emprego acho que poderia ser um bom método mas para esta situação resultar teria de ser utilizada em todo o mundo

ass: joão


O Axioma de Bartlett


(O Axioma de Bartlett): o crescimento populacional e/ou o crescimento das taxas de consumo dos recursos não é sustentável.

Discussão: Mencionei este axioma de Albert A. Bartlett por ser a sua Primeira Lei da Sustentabilidade, que foi reproduzida literalmente (achei que seria impossível qualquer melhoria).
O mundo viu a população humana crescer durante muitas décadas, pelo que este crescimento foi obviamente sustentado até ao presente. Como podemos ter a certeza de que este crescimento não poderá ser sustentado num futuro indefinido? Podemos usar uma simples aritmética para demonstrar que, mesmo se considerarmos pequenas taxas de crescimento, se esse crescimento for continuado, então a dimensão populacional e as taxas de consumo aumentam de uma forma absurda e claramente insuportável. Por exemplo: uma simples taxa de crescimento de 1% da população humana actual (inferior à actual taxa de crescimento) resultaria numa duplicação da população em cada 70 anos. Assim, em 2075 a Terra albergaria 13 mil milhões de humanos; em 2145, 26 mil milhões; e assim por diante. Antes do ano 3050, haveria um ser humano por metro quadrado da superfície da Terra (incluindo as montanhas e os desertos).

http://resistir.info/energia/5_axiomas.html

4 de fevereiro de 2010

Comentário acerca do Infanticidio ...

Para nós, o infanticídio não deve ser aceite como uma forma de Sustentabilidade, porque não se devem matar crianças, muito menos para obtenção de alimento, se não há alimentos suficientes as pessoas não devem de ter filhos, assim eles não têm de ser mortos à nascença.
As pessoas têm que saber como prevenir uma gravidez … Se não sabem não tenham filhos …
Existem muitas maneiras de prevenir uma gravidez, tais como:
1)Aborto;
2)Utilizar Métodos Contraceptivos;
3)Tomar a Pílula;
4)E muitos mais ...
Coitadas das crianças que têm de morrer por causa da irresponsabilidade dos pais …
E isto é o que nós achamos a cerca do infanticídio!


Sustentabilidade : Tikopia

Tikopia é uma mini-ilha tropical isolada do Sudoeste do Oceano Pacífico, com uma superfície de 16 Km2 e uma população de 1.200 pessoas. É habitada há cerca de três mil anos, tendo vivido os seus habitantes séculos num total isolamento.
A população da ilha manteve-se mais ou menos constante ao longo de séculos por se ter apercebido de que não tinha meios para suportar mais população, inclusive por se situar numa região devastada periodicamente por furacões que obrigam a gestão rigorosa dos recursos da ilha nessas épocas. Os habitantes utilizaram todo o tipo de limitação de nascimentos, desde o coitus interruptus ao abortamento, infanticídio, casamento tardio ou permanência no celibato embora tendo relações sexuais com prevenção de gravidez. Esses métodos de controlo demográfico regrediram sob a influência europeia no século XX, substituídos, actualmente, pelos métodos modernos de planeamento familiar.

http://asemana.sapo.cv/spip.php?article33635

24 de janeiro de 2010

object width="425" height="344">

21 de janeiro de 2010

Para nós, a Sustentabilidade é ...

A sustentabilidade é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido.
EXEMPLO: O Governo sustenta o Povo.

O que é a Sustentabilidade:


Sustentabilidade é um conceito sistémico, relacionado com a continuidade dos aspectos económicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e actividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planeando e agindo de forma a atingir pro-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

14 de janeiro de 2010

O Mundo em 2029

João:

O futuro do mundo em 2029 vai ser tudo à base da tecnologia. Os carros vão poder voar e navegar na água e irão ser ecológicos e aí não haverá poluição; as estradas serão no ar, os prédios serão todos robóticos e o primeiro andar irá ser contado de cima, as passadeiras serão parecidas com pontes em movimento, as empregadas domésticas irão ser robóticas, para se acender as luzes tem que se bater palmas, para ver televisão iremos falar com a televisão, por exemplo, em vez de mudar-mos a televisão com os comandos, temos que lhe dizer que queremos ver aquele canal e ela muda sozinha, as casas de banho serão tipo lavagens automáticas, para se lavar os dentes, abre-se a boca que uma mão robótica se encarrega de fazer o resto.

E é assim que vai ser o Nosso Futuro!

O mundo em 2029

O Mundo em 2029

Daniela:

Em 2029, eu acho que o mundo será mais há base das tecnologias, por exemplo, as pessoas deixarão de escrever e de mandar cartas e utilizarão apenas os computadores.

Algumas pessoas irão criar robots para fazer o seu trabalho, em vez de as pessoas contratarem empregadas (humanas) para fazer a limpeza da casa, a comida, etc. irão ter empregadas robots.

E os alunos em vez de irem à escola e de terem professores irão ter uns óculos que irão conter a matéria toda que eles têm que aprender até ao fim do ano e esses óculos serão também os seus próprios professores…

7 de janeiro de 2010

Olá!

Este blogue foi criado na disciplina de área de projecto ...
Somos da turma do 8.ºA da Escola de Vale Rosal ...
Este blogue pertence a Daniela e a João ...